Estudos de Caso

Nu Office @ Spark

Novo escritório do Nubank na Vila Leopoldina, em São Paulo.​

fevereiro 26, 2024

capa-nubank

Principais Informações

Cliente
Nubank
Localização
São Paulo - SP
Escopo
Novo escritório implantado em edifício com tipologia industrial, com aproximadamente 9.200m2 na Vila Leopoldina.

Conheça outros estudos de caso

Criado em 2013, o Nubank é hoje uma das maiores plataformas de serviços financeiros digitais do mundo, atendendo a mais de 90 milhões de clientes no Brasil, México e Colômbia e posicionando-se como a quarta maior instituição financeira da América Latina em número de clientes. Com a implementação do seu modelo de trabalho, o "Nu Way of Working", a equipe de Real Estate & Workplace Solutions foi desafiada a buscar novos conceitos e serviços que atendam às crescentes necessidades de uso dos espaços. Um ambiente de troca de conhecimento, integração de equipes para desenvolver seu máximo potencial e um espaço de expansão que estimula conexões, criando uma verdadeira experiência aberta e confortável. Com a escolha do condomínio Spark na Vila Leopoldina, o Nubank teve a oportunidade de aplicar toda sua cultura, marca e valores em um novo escritório, implantando um ambiente disruptivo que transmite a essência da marca nos espaços de trabalho.

O Desafio

A implantação deste escritório trouxe uma série de desafios de planejamento, design e execução. A edificação possui uma tipologia industrial, sendo uma antiga fábrica de cimento, adaptada para atender às necessidades corporativas. Suas dimensões grandiosas e a amplitude do espaço, juntamente com suas características industriais, conferem-lhe uma identidade única. Com área térrea e três mezaninos, totalizando 9.278m2, foi possível criar não apenas espaços de trabalho, mas também salas multiuso com capacidade para abrigar grandes equipes e uma variedade de eventos. Além disso, o amplo espaço do térreo permitiu a instalação de um auditório com capacidade aproximada para 400 pessoas. A localização inicialmente representou um desafio; no entanto, esse desafio levou o projeto a pensar especialmente em como criar um ambiente atrativo para os colaboradores do Nubank que estão acostumados com o Headquarter da Avenida Rebouças. Desta forma, além de estabelecer um novo escritório para seus colaboradores, o Nubank novamente abre suas portas para o público em geral. O lobby do térreo convida todos aqueles que desejam vivenciar a cultura do NU e sua abordagem de trabalho.

Solução CBRE

A CBRE desempenhou um papel importante neste projeto, desde o recebimento do espaço junto ao condomínio até sua entrega ao cliente final. A equipe de Gerenciamento de Projetos (PJM), em conjunto com o time de Real Estate do Nubank, liderou a elaboração das RFPs para a contratação de todos os fornecedores selecionados para o projeto. Além disso, fez o acompanhamento das etapas de Workplace Strategy, Design e Construção, incluindo a elaboração de relatórios mensais, controle financeiro e de cronograma do projeto, bem como o monitoramento e controle de riscos e impactos associados.

Aproximadamente 7 RFPs foram elaboradas durante todo o processo, abrangendo diversos temas relacionados à implantação do espaço, incluindo Workplace Strategy, D&B do MVP, Consultoria de Custos, Design Competition para o conceito do projeto final, Design Development para os projetos executivos, escolha do Mobiliário e para finalizar a escolha da construtora para a execução da obra. A atuação da CBRE nessas RFPs foi fundamental para a preparação da documentação, comunicação eficaz com os stakeholders internos e externos, e apoio ao cliente na tomada de decisões finais, garantindo a seleção dos fornecedores mais adequados às necessidades específicas do Nubank.

A CBRE atuou como ponto focal de comunicação com todos os stakeholders envolvidos no projeto, internos e externos. Durante o processo de Design e da obra, foram realizadas reuniões semanais para acompanhamento das atividades e entregáveis, além de vistorias in loco com as equipes de arquitetura e construção. O time de PJM mapeou os riscos e controlou as mudanças (de escopo, custo e cronograma), garantindo o alinhamento de expectativas e, quando necessário, ajustando estratégias para alcançar os resultados esperados dentro dos prazos e orçamentos pretendidos.

Todas as dificuldades identificadas ao longo do projeto foram superadas, resultando na entrega de um escritório tecnológico, disruptivo e altamente alinhado com os valores do cliente. Isso representou uma entrega bem-sucedida e altamente satisfatória para todos os stakeholders envolvidos.

nubank-1
nubank-2
nubank-3
nubank-4
nubank-5
nubank-6
nubank-7
nubank-8
nubank-9
nubank-10
nubank-11

Fotografia: Revoada