Artigo

Indústria de Óleo e Gás no Rio de Janeiro

As perspectivas para o mercado de escritórios.

setembro 26, 2022

Imagem Module Card Advanced | Indústria de Óleo e Gás no Rio de Janeiro | CBRE Brasil

Com relevância estratégica no mercado, o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo e gás no país. A diversidade dos ambientes de exploração e produção no offshore proporciona diferentes oportunidades de investimento para o estado e indústria fluminense.

imagem-industria-de-oleo-e-gas-no-rio-de-janeiro

Nas últimas décadas, a economia do estado do Rio de Janeiro se desenvolveu em sintonia com o mercado de Petróleo e Gás no Brasil. Segundo o Anuário do Petróleo no Rio 2022, da Firjan SENAI SESI, o país encontra-se entre os 10 principais produtores de petróleo do mundo, sendo líder na exploração e produção em águas profundas e ultraprofundas, graças às reservas do Pré-Sal.

A conjuntura favorável para o mercado no Brasil repercute no cenário deste segmento no Rio de Janeiro. Hoje, o estado é responsável por cerca de 83% da produção do petróleo no país e 68% da produção de gás natural, conforme dados de abril deste ano, apontados pela Firjan. De acordo com estimativas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), a projeção de investimentos no Rio para os próximos cinco anos somam mais de R$ 380 bilhões, equivalente a 89% de do montante total a ser investido no país. Em um momento de retomada do mercado, os holofotes serão novamente atraídos para a região.

As novas previsões de crescimento do setor geram, ainda, expectativas otimistas para o mercado imobiliário local. Notoriamente um dos maiores responsáveis pela absorção de espaços de escritórios no Rio de Janeiro nas últimas décadas, as empresas de petróleo, gás e energia deverão causar impacto positivo na ocupação de imóveis de alto padrão da cidade, nicho que sofreu com diferentes crises no setor durante os últimos anos.

RIO OIL AND GAS

A cidade do Rio de Janeiro recebe novamente uma das maiores feiras de petróleo e gás da América Latina, reunindo as maiores companhias do setor, que se encontrarão durante esta semana na 20ª edição da Rio Oil & Gas. O evento, organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), ocorre entre os dias 26 e 29 de Setembro, no Boulevard Olímpico, localizado na região do Porto Maravilha. São 4 dias de evento, mais de 350 expositores confirmados e pautas ligadas à transição energética.

A equipe da CBRE estará presente, acompanhando as tendências.

Deseja saber mais sobre as oportunidades da Industria de Óleo e Gás no Rio? Entre em contato com a nossa equipe especializada: AQUI.

Fontes:

- Anuário do petróleo no Rio 2022 / Firjan SENAI, FIRJAN SESI – 2022.

- Site do evento Rio Oil & Gas.