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A importância do ponto de venda para a experiência de compra no varejo

 

O comportamento do consumidor mudou e o smartphone está definitivamente incorporado em sua experiência de compra, seja no acesso a um e-commerce ou na pesquisa sobre produtos ou serviços, realizada inclusive na loja física.  Conhecido como consumidor omnichannel, o desafio do varejo é entender a jornada de compra deste consumidor e o papel dos diferentes canais em seu processo de decisão, criando experiências que gerem sinergia e ajudem o consumidor a efetivar a compra.

Esse movimento de busca da integração entre o virtual e o espaço físico no varejo tem uma boa razão. Segundo uma pesquisa do IDC de 2015, o consumidor que compra nos dois canais tem um valor de vida útil 30% superior no comparativo com o consumidor que utiliza apenas um canal.

Mas na prática, como isso acontece? É cada vez mais comum que as lojas online ofereçam a opção de retirada dos produtos adquiridos no e-commerce em uma loja física, onde podem proporcionar uma experiência com a marca que vai do ambiente até o atendimento personalizado. De outro lado, há marcas que que colocam etiquetas com QR Codes nos produtos em suas lojas físicas, facilitando o acesso às informações sobre o produto em seu e-commerce.

O que isso significa? Que em uma realidade de compra multicanal, a lojas físicas ganham importância na maximização do valor de vida útil do cliente do varejo. Além do projeto da loja e do desenho das experiências a serem oferecidas ao consumidor, a escolha do local continua sendo parte fundamental de uma estratégia comercial de sucesso.

Esta preparação é importante para aproveitar o movimento de retomada do consumo que vem dando sinais em 2017. Em agosto, a Pesquisa Mensal do Comércio – PMC do IBGE registrou crescimento real de 3,5% no varejo restrito, na comparação anual, e 0,7% no acumulado do ano. No mercado financeiro, as ações ligadas ao varejo dispararam em setembro, com empresas como Lojas Americanas, Lojas Renner, Natura e Pão de Açúcar, Marisa, Carrefour, Hering, Arezzo e Magazine Luiza registrando altas até maiores que o Ibovespa, que atingiu valorização de 23,76% no período.

Neste cenário, é fundamental escolher um parceiro comercial que tenha experiência na identificação das melhores oportunidades imobiliárias para a instalação de seu ponto comercial. A CBRE orienta o cliente por todas as etapas do processo imobiliário, com relatórios de mercado, análises técnicas e comerciais, e indicadores do comércio que dão uma visão estratégica fundamental tanto para o impulsionamento das vendas na loja, quanto na construção da experiência do consumidor no local.

Quer saber mais? Entre em contato com a CBRE pelo telefone SP: 11 5185-4688 / RJ: 21 2543-4345 ou pelo e-mail consultoria@cbre.com.br.

 

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