Industrial

Mercado CBRE: Como capitalizar sua indústria com o Sale & Leaseback

interna-mercado-cbre-news-marco-15

O Sale & Leaseback é uma operação financeira e imobiliária realizada para alocar o capital imobilizado da empresa em seu próprio negócio. Basicamente, a empresa proprietária de um imóvel, geralmente industrial ou logístico, o vende para um investidor que loca o espaço de volta para a empresa. A operação permite executar planos estratégicos de longo prazo e melhora os indicadores de liquidez da empresa. O termo, de origem inglesa, significa “vender e locar de volta”.

Algumas vantagens da operação de Sale & Leaseback

1. Liberação de Capital
O capital imobilizado não oferece retornos reais para o negócio;

2. Planejamento Tributário
O ganho fiscal ao pagar aluguel é contabilizado como despesa financeira e deduzido da base do imposto de renda;

3. Reperfilamento de Dívidas
As dívidas de curto prazo e com altas taxas podem ser substituídas pelos aluguéis, que oferecem taxas atrativas para empresas quanto comparadas aos financiamentos bancários;

4. Expansão dos Negócios
A operação pode ser uma estratégia para o planejamento de relocalização ou expansão, porque gera liquidez para o ativo imobilizado através de um contrato Sale & Leaseback.

Diferenciais em uma operação de Sale & Leaseback

Como o Sale & Leaseback é uma operação financeira e imobiliária, a situação financeira da empresa é tão importante quanto a qualidade do imóvel e sua localização. Empresas com bom crédito, alta liquidez e baixo grau de endividamento conseguem negociar valores mais altos por seus ativos com investidores.

Seguindo a mesma lógica, empresas proprietárias de imóveis com bom padrão construtivo, flexíveis para locação e bem localizados, possuem uma liquidez maior do que uma fábrica específica em uma região com pouca ou nenhuma absorção.

Vantagens de se tornar Locatário

Com a profissionalização do mercado industrial e logístico no Brasil, principalmente desde o ano de 2006 com o advento de grandes empresas estrangeiras de locação, as chamadas property companies, o mercado de locação oferece hoje significativamente mais opções para empresas que buscam espaços, sendo que esse novo estoque possui soluções mais inteligentes como o rateio de custos de segurança, limpeza e manutenção, que são compartilhados entre os inquilinos. Os condomínios logísticos, galpões multiusuário com serviços compartilhados, oferecem também maior eficiência de armazenagem de acordo com os mais rigorosos padrões de qualidade exigidos pelo mercado, possibilitando as empresas reduzirem seus custos operacionais, pagando menos por espaços melhores.

O Departamento de Investimento Industrial da CBRE auxilia empresas a alcançarem seus objetivos financeiros e operacionais com uma abordagem focada e disciplinada, que combina:

1. Rica experiência em operações nesse formato;
2. Liderança em vendas de ativos gerando renda;
3. Monitoramento dos principais investidores nacionais/internacionais;
4. Profundo conhecimento em investimentos de Real Estate Industrial;
5. Profissionalismo e absoluta confidencialidade;
6. Atuação em todo território nacional.

Para mais informações, entre em contato com Francisco Migueli através do telefone 11 5185-4688 ou por e-mail francisco.migueli@cbre.com.br

Share:

Deixar uma resposta