Escritórios

Inauguração de Brasília completa 58 anos e o legado de Niemeyer se perpetua no RJ

Há 58 anos, no dia 21 de abril de 1960, Brasília era inaugurada pelo então presidente Juscelino Kubitschek, tornando-se a terceira capital do Brasil (após Salvador e o Rio de Janeiro). O projeto urbanístico, criado pelo arquiteto Lúcio Costa, venceu o concurso ao apresentar não um projeto técnico fechado, mas uma ideia de cidade. E, sobre essa ideia, o engenheiro Joaquim Cardoso deu vida aos prédios projetados pelo arquiteto Oscar Niemeyer, que formam um conjunto que abarca os principais empreendimentos públicos da capital.

O ponto de partida criativo do projeto de Lúcio Costa foi o Eixo Monumental, onde estão concentrados diversos edifícios públicos, monumentos e memoriais projetados por Niemeyer, incluindo o Palácio do Planalto, o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional, dispostos no entorno da Praça dos Três Poderes. O trabalho realizado pela dupla de arquitetos contribuiu para que Brasília recebesse o status de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Mas o trabalho de Niemeyer não ficou restrito à Brasília. Diversas outras cidades do Brasil e do mundo possuem edifícios elaborados pelo arquiteto e ainda há projetos que não foram executados ou só foram entregues recentemente. Dentre eles, destacamos o Eco Sapucaí, localizado na famosa Avenida Marquês de Sapucaí, ao lado da Sambódromo no Rio de Janeiro.

Originalmente concebido como um conjunto que reuniria hotel e centro comercial, o edifício teve seu projeto alterado para tornar-se um empreendimento corporativo com 86,5 mil m² de área locável, sem descaracterizar o traço original de Niemeyer. Com as alterações, o Eco Sapucaí passou a oferecer três subsolos de estacionamento com 1.100 vagas, e 17 pavimentos de escritório com lajes de 5.000 m² com possibilidade de divisão em quatro módulos. Possui heliponto, auditório, sala de reunião, lojas e restaurantes, além do certificado LEED, atingindo elevados padrões de eficiência e sustentabilidade.

Inserido no bairro Cidade Nova, o imóvel possui fácil acesso ao Centro e Zona Sul da cidade através da malha de avenidas e excelente disponibilidade de transporte público. Encontra-se a somente 70 metros da estação de metrô da Praça Onze e a menos de 1 km da Central do Brasil. Localização privilegiada para empresas que buscam por facilidade de deslocamento e sede de qualidade.

Para mais informações sobre o Eco Sapucaí, entre em contato com a CBRE pelo telefone (21) 2543-4345 ou pelo e-mail consultoria@cbre.com.br.

Share:

Deixar uma resposta