IndustrialInstitucionalInvestimento

Especial Dia da Indústria: a importância da inovação no mercado imobiliário industrial

No dia 25 de maio comemora-se o Dia da Indústria, um setor de grande importância na economia nacional, representando 21% do PIB brasileiro. De acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria, somente o setor da construção civil representa 6,2% do PIB e o campo industrial responde por 51% das exportações e 30% dos tributos federais. Mas é na área da inovação, uma das maiores tendências para o desenvolvimento econômico do mundo, que há o maior destaque: 68% do investimento em pesquisa e desenvolvimento do setor privado.

A inovação no setor vai além do investimento em P&D, também inclui a utilização de dados, informações e novas tecnologias tanto nas plantas industriais quanto nos galpões logísticos, quer sejam estruturas monousuárias ou condomínios logísticos. Dentre estas inovações estão o uso de novos materiais, recursos mais eficientes no consumo de energia e água, distribuição do espaço e aplicação de modernos sistemas de gestão, em alguns casos, com avançados recursos de automatização.

O avanço da Internet, especialmente o e-commerce, também tem impactado a indústria tanto em termos de tecnologia quanto em logística. O “last mile” causou uma mudança no perfil dos galpões logísticos, usualmente concentrados em grandes estruturas próximas aos acessos das grandes cidades, abrindo espaço para estruturas menores mais próximas aos centros urbanos, reduzindo o tempo de entrega das mercadorias ao consumidor final.

E todos estes fatores têm acirrado a competitividade. No cenário atual, cada milímetro de vantagem faz a diferença, seja na redução de custos ou do tempo de entrega. Neste contexto, a escolha de parceiros com grande expertise para agregar valor ao negócio é fundamental. É justamente onde a CBRE, líder mundial em consultoria imobiliária, se destaca. O Departamento de Industrial Services possui o maior banco de dados do segmento e oferece a maior plataforma de serviços imobiliários, voltando-se para incorporadores, investidores e ocupantes, incluindo coordenação de comercialização de ativos, busca e seleção de áreas para instalação de fábricas, centros de distribuição e data centers, organização de concorrências para processos de Build to Suit e Sale & Lease Back, além de outros serviços.

A CBRE participa e investe na qualificação, troca de conhecimentos e networking no setor industrial, patrocinando eventos como o GRI Industrial & Logística Brasil. Também marca presença em eventos como o Intermodal South America, promovendo a constante atualização e inovação no setor imobiliário que se traduz em ações que aumentam a competitividade de seus clientes no mercado industrial.

Para saber mais sobre a expertise da CBRE no setor Industrial acesse: www.cbre.com.br

Share:

Deixar uma resposta