Especial Centros Financeiros de SP: a arquitetura da Faria Lima

No artigo anterior sobre a Avenida Faria Lima vimos que as antigas residências deram lugar a edifícios com arquitetura marcante, tornando-se uma referência na cidade de São Paulo. Grandes arquitetos nacionais, como Aflalo&Gaperini,  Julio Neves, Botti Rubin, Collaço e Monteiro, e internacionais, como  KPF e SOM dos EUA, devenvolveram projetos que mudaram a paisagem da nova Faria Lima. Neste post vamos conhecer um pouco mais sobre alguns dos edifícios de maior destaque da Avenida.

HSBC Tower CBRE Faria Lima

HSBC Tower
Com projeto do arquiteto Julio Neves, apresenta estilo modernista. Também era chamado de L’Arche.

Birmann 29 CBRE Faria Lima

Antônio Alves Ferreira Guedes (Birmann 29)
Eleito pela Folha de São Paulo o melhor Triple A de 2003, tem sua fachada no estilo da Art Deco dos anos 1930 e 1940, que lhe confere uma forte presença histórica.

Faria Lima Financial Center CBRE

Faria Lima Financial Center
O Faria Lima Financial Center tem estilo modernista. Curiosamente não possui o 13˚ andar, como muitos edifícios norte-americanos.

Plaza iguatemi Financial Center CBRE Faria Lima

Plaza Iguatemi Business Center
De estillo pós-modernista, o prédio abriga diversos escritórios comerciais.

Seculum CBRE Faria Lima

Seculum
Com arquitetura de Sérgio D`Ávila e paisagismo de DW Santana, foi inaugurado em 2004.

Birmann 31 CBRE Faria Lima

Birmann 31
Com projeto da Skidmore, Owings And Merrill LLP (SOM) e da Pontual Arquitetura, segue o estilo pós-modernista que caracteriza muitas das construções do início dos anos 2000. A fachada com vista para a JK, composta de grelha de granito com vidros recuados se contrasta com a fachada da Faria Lima, composta por pele de vidro em diferentes planos, formando um prisma.

Faria Lima Square CBRE

Faria Lima Square
De estilo modernista, é um projeto da Collaço e Monteiro Arquitetos Associados s/c Ltda.

Pátio Victor Malzoni CBRE Faria Lima

Pátio Victor Malzoni
Com projeto da Botti Rubin Arquitetos, possui uma maior laje de escritórios da américa latina e um vão de 30 metros entre as suas torres, permitindo a vista da Casa Bandeirista, construída no século 17 e tombada pelo patrimônio histórico.

Infinity Tower CBRE Faria Lima

Infinity Tower
O projeto da Kohn Pedersen Fox Associates e da Aflalo & Gasperini Arquitetos se materializou em um dos mais belos prédios da região da Faria Lima.

Acompanhe a CBRE Brasil em tempo real também no Facebook e no Twitter.

Share:

2 comments

  1. Rosa Maria Borges Pereira 23 novembro, 2012 at 09:38 Responder

    Parabéns ao grande criador dessa obra e aos que colocaramem grande estilo e conforto`para com aqueles de bom gosto em apreciar e valorizar seu estilo de vida,sou estudante de arquitetura e minha nota oficial será a maquete do square,sei que não será fácil mas tentarei aproximar ao máximo,no mais parabéns e obrigado.

Deixar uma resposta