Conheça o terminal portuário subterrâneo de Xangai

Terminal Portuario de Xangai

Imagine um terminal portuário funcionando embaixo de uma praça pública. Este foi o projeto do Terminal Portuário Internacional de Xangai, na China. A estrutura ocupa uma área de 630 mil metros quadrados no centro da cidade e tem como telhado uma área verde preservada no coração da metrópole.

Terminal Portuario de Xangai

O terminal subterrâneo tem três níveis ligados por uma ponte que se torna o portão de entrada para a cidade. Sobre a estrutura ainda há uma bolha de vidro de 260 metros colocada sobre o parque em uma estrutura metálica, permitindo o acesso à uma vista espetacular. É a maior e mais complexa bolha de vidro já construída.

Terminal Portuario de Xangai

A temperatura interna é resfriada naturalmente pela água do rio, que circula em um sistema de paredes duplas no perímetro do terminal. O projeto é de Frank Repas Architecture, que tem realizado diversos trabalhos na China. A principal característica de seus projetos é a inovação no uso de estruturas subterrâneas de forma à preservar a superfície para uso dos cidadãos de uma forma ecológica.

Imagens: Frank Repas Architecture

Share:

Deixar uma resposta