EscritóriosSustentabilidade

A sustentabilidade como vantagem competitiva em escritórios corporativos

No início de junho celebramos o Dia Internacional do Meio Ambiente e um tema ganha destaque: a sustentabilidade. Ciente do seu papel fundamental nessa discussão como líder mundial em consultoria imobiliária, a CBRE apresenta algumas iniciativas que têm colocado o setor imobiliário, especialmente os escritórios corporativos, na vanguarda das ações que visam a preservação dos recursos naturais. E você vai descobrir que, mais do que uma tendência, as práticas sustentáveis podem ser um diferencial competitivo para o seu negócio.

Uma destas iniciativas é o lançamento de edifícios verdes (green buildings). Há um aumento crescente nos lançamentos de estruturas altamente eficientes no uso de recursos como água, energia, materiais e recursos. Estas edificações usam sistemas inteligentes para manter a temperatura e a luminosidade ambiente, reaproveitam a água da chuva e possuem estações de tratamento de efluentes própria. As estruturas que atendem a elevados critérios de sustentabilidade recebem o selo Leadership in Energy and Environmental Design – LEED, emitido pelo Green Building Council.

Estes investimentos vão além da responsabilidade ambiental, impactando na redução de custos operacionais para locatários e no aumento da receita e da liquidez dos empreendimentos para os proprietários. Para termos uma ideia, a CBRE analisou 70 transações de edifícios AAA nos últimos 12 meses. Deste universo, os prédios certificados representavam 85% da oferta disponível e, no período, foram responsáveis por 85% dos negócios realizados. Na pesquisa, fica clara a vantagem competitiva dos green buildings sobre edificações não certificadas.

Falando em green buildings, a atuação da CBRE em edifícios com este perfil cresce continuamente. O departamento de consultoria em LEED para Edifícios Construídos (CBRE LEED Existing Buildings), da CBRE US, completou mais de 485 processos para a certificação no mundo de 2009 até 2015, o que representa uma área edificada superior a 12 milhões de metros quadrados, mais do que qualquer outra consultoria em certificação LEED para edifícios construídos do mundo. Conheça algumas green buildings no Brasil:

São Paulo Corporate Towers – São Paulo/SP

EZ Towers – São Paulo/SP

Eldorado Business Tower – São Paulo/SP

Vista Faria Lima – São Paulo/SP

Infinity – São Paulo/SP

Torre Oscar Niemayer – Rio de Janeiro/RJ

Porto Brasilis – Rio de Janeiro/RJ

Corporate Jardim Botânico – Curitiba/PR

Quer saber mais sobre as iniciativas de gestão sustentável da CBRE? Acesse www.cbre.com.br

Share:

Deixar uma resposta