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Uma nova sede, um novo começo

Um dos principais desafios para as empresas na área de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas, é a atração e retenção de talentos. Mesmo em épocas de crise, o mercado de trabalho tem carência de profissionais com as competências adequadas e permanece o desafio de motivar os colaboradores.

Adicionalmente, a crise trouxe um cenário onde muitos colaboradores foram desligados por ausência de novos projetos e corte de custos, assim, o clima de incertezas para quem permanece na organização não ajuda, e é necessário manter o time motivado para garantir o comprometimento com resultados e produtividade de quem ficou com o acúmulo de funções.

A estratégia das grandes corporações tem sido utilizar este movimento de reestruturação, com a redução de quadros e fusões, para reorganizar-se em uma nova sede.

“Um dos principais desafios do RH nesse momento é recompor a equipe. Um novo ambiente de trabalho, além de oxigenar novas ideias, colabora significativamente na construção de uma cultura de recomeço”- afirma Alessandra Simões, sócia da UpHill, empresa de recrutamento, atração e seleção de executivos. “Um novo escritório pode representar para o time uma sinalização de que o pior já passou, que agora é dali para frente, quase que um rompimento com as lembranças mais recentes de demissões e reestruturações”, avalia.

Qualidade de vida e imagem corporativa 

“Um novo local de trabalho acaba funcionando como um motivador, um começar de novo, onde as equipes ganham novos espaços e aquela cadeira vazia de quem se foi não fica marcada com uma história negativa, um novo ambiente é fundamental para quem fica, e ainda para atrair novos talentos” – explica Monica Barg, Diretora Comercial do Vista Guanabara e especialista na área de desenvolvimento de talentos.

Apesar da remuneração e benefícios continuarem sendo um fator determinante para a decisão do profissional, afirma Monica, outras questões são cada dia mais levadas em consideração na escolha do trabalho tais como: desenvolvimento, ética, pertencimento, ambiente e localização. “É o chamado EVP – Employment Value Proposition, ou seja, atributos de atratividade da marca empregadora”, explica.

Dentre estes atributos para atrair um colaborador, o local de trabalho é essencial. “A localização da empresa reflete a sua imagem, o branding da corporação no mercado, e ainda representa a qualidade de vida e bem estar dos seus funcionários. Muitas empresas, motivadas por estes valores, investem em sedes mais modernas, com uma nova imagem corporativa, em localizações que oferecem mobilidade, infraestrutura e conforto para seus colaboradores”, reforça.

A qualidade vida e a saúde está diretamente influenciada pelo ambiente de trabalho. Este dado foi confirmado por 89% dos entrevistados em pesquisa realizada pela consultoria internacional Globoforce, em parceria com a MarketTools, em 2014 , destes 78% afirmaram passar 30 a 50 horas semanais no ambiente corporativo.

Para maiores informações, entre em contato através do número + 55 21 2543-4345.

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