EscritóriosInstitucionalProject ManagementServiços

Espaço de trabalho: Estratégias para reduzir custos e aumentar a produtividade

Os espaços de trabalho estão em um processo de mudança que vai muito além do design. O principal aspecto deste movimento é a criação de espaços que facilitam a integração entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, aumentando sua produtividade e a atração de talentos.

Descubra neste artigo da CBRE como o trabalho desenvolvido pela área de project management pode ser um diferencial competitivo que afeta a produtividade e a atração de talentos na sua empresa.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CBRE Americas Occupier Survey, 2017

Em uma pesquisa elaborada recentemente pela CBRE nos Estados Unidos, 50% dos entrevistados informaram que estão reinventando seus padrões para projetos de novos ambientes de trabalho, atendendo às demandas dos colaboradores por mais espaços que fomentem a integração trabalho-casa. Entre os segmentos de Tecnologia/Telecom e Bancário/Financeiro, este percentual é de 60%.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CBRE Americas Occupier Survey, 2017

Neste processo de reinvenção, levar em consideração o que os colaboradores mais valorizam no ambiente de trabalho ganha fundamental importância. Uma pesquisa de 2013(2) do instituto Gallup aponta algumas “descobertas” interessantes sobre os fatores que influenciam no engajamento dos colaboradores no ambiente de trabalho. Descobriram que 87% dos colaboradores não se sentem engajados e por isso estão emocionalmente “desconectados” de seus ambientes de trabalho, logo menos propensos a ser produtivos. Como uma resposta direta à este “desinteresse”, o mercado começou a oferecer atrativos como:

  • Cantinas
  • Áreas de coffee break
  • Bicicletários
  • Chuveiros
  • Centros para o bem estar
  • Fitness centers
  • Salas de jogos

 

 

 

 

Fonte: CBRE Americas Occupier Survey, 2017

Ambientes de trabalho compartilhados ganham espaço dentro deste processo de mudança que o mercado está enfrentando. Até 2020, 51% dos entrevistados que responderam à pesquisa da CBRE esperam implementar um modelo de ambiente de trabalho compartilhado, ao menos parcialmente, como parte de seu portfólio de escritórios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: CBRE Americas Occupier Survey, 2017

O mercado está em meio a um processo de mudança. Pode ser prematuro afirmar que o resultado desta reinvenção do ambiente de trabalho será um aumento significativo na colaboração entre as equipes, mas o fato é que o mercado tem percebido a importância deste aspecto em sua produtividade e competitividade,  e está se ajustando para a nova realidade.

A CBRE tem auxiliado no desenvolvimento de muitos projetos no Brasil que já possuem este novo approach como principal driver para a tomada de decisão sobre como os ambientes de trabalho serão desenvolvidos. Um exemplo é o trabalho de project management realizado para a Regus, criando uma atmosfera eficiente, customizada e moderna, que tem contribuído para o aumento da produtividade. A perspectiva é que a demanda por estes serviços aumente no futuro.

 

 

 

Share:

Deixar uma resposta