Pode a arquitetura ser um símbolo de esperança para uma nação?

Estádio Nacional do Japão

O Japão enfrentou diversos desafios nos últimos anos que abalaram a estrutura econômica do país. Em meio às tragédias surgiram heróis, e de todos os problemas que enfrentaram, nasceu a determinação de construir um novo tempo. Para isso os japoneses decidiram que precisavam de um símbolo que se tornasse um orgulho para a nação. O escolhido foi o Estádio Nacional do Japão.

Estádio Nacional do Japão

O Conselho Esportivo Japonês decidiu que o Estádio deveria renascer. Para isso, promoveu um concurso internacional com três desafios aos participantes: criar o maior estádio do mundo, capaz de acomodar 80.000 espectadores; o segundo foi a complexidade: o local será usado para diferentes eventos esportivos, artísticos e culturais; e o terceiro é o cronograma: o projeto deve ser construído para a Copa de Rugby de 2019.

A iniciativa também reforça a candidatura do Japão para sediar as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2020. Porém, não bastava ao projeto atender os requerimentos funcionais: ele precisava expressar um “design que permaneça como um símbolo de esperança para a humanidade”. O vencedor do concurso foi o projeto apresentado pela Zaha Hadid Architects, do Reino Unido, que concorreu com outros 45 candidatos, dos quais 11 foram selecionados como finalistas.

Estádio Nacional do Japão

A proposta da Zaha Hadid foi definida pelos jurados como “inovadora e fluída, capaz de expressar uma sensação de dinamismo apropriada para atividades esportivas. Sua forma icônica exibe uma excelente síntese entre a estrutura e o espaço, criando idéias claras e poderosas conectadas à cidade. (…) Seu design demonstra as avançadas construções e o desenvolvimento tecnológico do Japão, expressando de forma poderosa o espírito inovador da nação japonesa para o mundo”.

Estádio Nacional do Japão

O antigo estádio, construído para os jogos de 1964, será demolido em outubro de 2015. Uma equipe local será formada para acompanhar o desenvolvimento e realização da obra do novo estádio. Resta saber se o objetivo dos envolvidos será atingido: transformar a arquitetura em um símbolo, uma mensagem positiva para as futuras gerações sobre o poder de superação do homem.

Share:

1 comment

Deixar uma resposta