InstitucionalProject ManagementServiços

Gerenciamento de Projetos: entenda os benefícios e a geração de economia na América Latina

Por Emma Kantrowitz

Para criar e construir qualquer empreendimento, de centros comerciais e universidades até grandes escritórios corporativos, não basta encontrar o terreno certo e contratar uma boa construtora. Há uma infinidade de detalhes que podem contribuir ou prejudicar o projeto, fazendo com que fique dentro ou fora do orçamento, e sua entrega seja no prazo ou atrase. Esta é uma verdade para todas as regiões e mercados, mas talvez seja especialmente válida para a América Latina.

Para os clientes que procuram investir em um projeto de construção na América Latina – sejam novatos ou um veteranos na região – é fundamental levar em conta todos esses detalhes importantes que ajudam a reduzir o risco de entrar em um novo mercado ou expandir as operações existentes. É onde entra o gerente do projeto, que atua como um membro crítico da equipe do projeto existente.

O trabalho do gerente de projeto é executar os projetos dos clientes e ajudar com aspectos que podem ser complicados, como taxas de câmbio, moedas locais e línguas estrangeiras“, diz Sergio Panero, diretor-gerente sênior de Project Management da América Latina da CBRE. “Executamos os projetos do início ao fim para os nossos clientes – começando por encontrar o local para a construção ou o espaço de escritórios corretos, coordenando inspeções técnicas e a licitação para uma empresa de arquitetura, até a supervisão da construção, instalação dos móveis e, finalmente, coordenação da empresa de mudanças“.

Apenas em 2015, cerca de US$ 273 bilhões em bens foram exportados dos Estados Unidos para os mercados da América Latina, de acordo com a International Trade Administration, reforçando que agora é o melhor período para os EUA e outros negócios internacionais investirem na região. A experiência de Panero confirma essa tendência crescente: “Estamos lidando principalmente com empresas americanas. Cerca de 80% dos nossos clientes são contas globais dos Estados Unidos.”

Então, quando todas essas empresas – de grandes multinacionais de telecomunicações até instituições financeiras globais – procuram Panero e suas equipes regionais para conhecer sua experiência em gestão de projetos, o que exatamente estão procurando?

“Normalmente, não temos clientes que chegam com planos detalhados. Eles vêm com uma idéia e uma data de conclusão ou de mudança”, diz Jaime Viejo, diretor-gerente da equipe de Project Management do México da CBRE. “O maior valor que adicionamos ao projeto está na orientação do cliente durante a fase de planejamento e design. Criamos três ou quatro opções diferentes e soluções para eles escolherem, cada uma com diferentes orçamentos e cronogramas”.

Na verdade, passar por um planejamento de processos na América Latina apresenta uma curva de aprendizado para as empresas internacionais que estão criando um novo escritório na região. Não só as regras são diferentes, mas também os custos de importação e exportação podem rapidamente se acumular.

“O orçamento é importante porque nossos clientes internacionais definem um valor por metro quadrado, mas há alguns países onde a construção é realmente cara e, em outros, é muito acessível”, diz Panero. “Além disso, exportar e importar mobiliário é um custo enorme. Muitas vezes sugerimos uma parceria com fabricantes locais selecionados para reduzir o custo e manter a qualidade”.

Com a ajuda de um gerente de projeto, Viejo estima que os clientes normalmente economizam cerca de 10% sobre o orçamento – em um caso, a equipe ajudou um cliente na Cidade do México a economizar mais de US$ 1 milhão graças à experiência local em licitações de construtoras e fornecedores de móveis. À medida que a expansão global continua em todas as indústrias, o dinheiro e o tempo economizados podem se traduzir em recursos adicionais, disponíveis para ser investidos em futuros escritórios em outros mercados.

Para maiores informações entre em contato com o time de Gerenciamento de Projetos da CBRE: www.cbre.com.br

Share:

Deixar uma resposta