InstitucionalValoração

Empresas encontram soluções em seu portfólio imobiliário para captar recursos e otimizar suas ocupações

PATRIMÔNIO IMOBILIZADO? Nos últimos anos, muitas empresas encontraram em seu portfólio imobiliário o potencial e a impulsão necessários a maximização de recursos e resultados em seu core business. O Departamento de Valoração & Aconselhamento Geral da CBRE tem auxiliado seus clientes com a consultoria precisa para subsidiar as melhores tomadas de decisão perante o mercado imobiliário atual.

O artigo a seguir analisa as movimentações imobiliárias corporativas nos últimos anos e exemplos de empresas que encontraram em sua carteira de imóveis a oportunidade de captação de recursos aliado a maximização da eficiência e qualidade de ocupação.

Em um passado não tão distante, ser proprietária de imóveis para ocupação própria era sinônimo de solidez e segurança para as grandes empresas. Eram tempos de um mercado de investimento brasileiro restrito basicamente aos fundos de pensão nacionais e a alguns poucos investidores privados.

Ao longo das últimas duas décadas, esta composição mudou significativamente, seja pela imposição de restrições pelo Banco Central e Secretaria de Previdência Complementar, para a redução dos investimentos diretos em imóveis pelos fundos de pensão locais, ou pela estabilização da economia brasileira e redução da taxa de juros, a qual propiciou o surgimento de várias property companies e a atração de investidores estrangeiros.

O cenário de financiamento das empresas que imobilizava o capital próprio com aquisições e construções de sedes corporativas em grande parte sucumbiu à maior profissionalização e competitividade do mercado imobiliário, capaz de desenvolver produtos imobiliários de boa qualidade e atrativos para gerar renda, sejam especulativos ou em operações sob medida para as empresas ocupantes (em operações built to suit e turn key, por exemplo).

Neste sentido, muitas empresas desmobilizaram o seu portfólio e se tornaram inquilinos de imóveis via contratos de locação. Entre os benefícios, destaca-se a oportunidade de migração de capital para investimentos no core business da empresa, em melhorias na saúde financeira, e em vantagens quanto à mobilidade, flexibilidade e melhorias significativas da qualidade da ocupação.

Os cases de sucesso não são raros. Auxiliada pela CBRE, uma empresa multinacional do setor de Óleo e Gás realizou um processo estratégico de desocupação de sua sede corporativa no Rio de Janeiro para relocalização/expansão em um edifício de melhor qualidade e menor custo de ocupação, seguida da venda estratégica suas unidades desocupadas para investidores e usuários do segmento.

Também auxiliada pela CBRE, outra grande companhia nacional realizou uma operação de Sale & Lease Back de sua sede no Centro do Rio de Janeiro através da venda do imóvel para uma property company, permanecendo no imóvel através de um contrato de locação de longo prazo.

Estas movimentações podem ser ainda mais significativas em casos de empresas que possuem em seu portfólio imóveis industriais ou áreas de terreno passíveis de incorporação. São comuns os casos de regiões que passaram por alterações do perfil de ocupação ou da legislação vigente, podendo resultar em significativa valorização da propriedade na venda para investidores e desenvolvedores.

No Rio de Janeiro, propriedades que já por décadas tinham uso destinado a operação industrial e logística foram estrategicamente adquiridas por desenvolvedores imobiliários interessados em seu potencial de incorporação, e proporcionaram a relocalização das operações fabris para áreas maiores e com benefícios fiscais e logísticos.

Nos casos citados, a CBRE esteve junta aos seus clientes fornecendo a consultoria e o suporte necessário à tomada de decisão, através de vasta expertise, dados de mercado e informações precisas e atualizadas, mitigando riscos e maximizando eficiência e resultados.

Para identificar o potencial e o aproveitamento de um imóvel, é imprescindível a contratação de uma consultoria especializada e com foco no mercado. Líder de mercado em avaliação e aconselhamento de ativos imobiliários, o Departamento de Valoração & Aconselhamento Geral da CBRE possui as credenciais e expertise necessárias para auxiliar a tomada de decisão mais assertiva para a sua empresa, com o estudo do valor de mercado dos imóveis, a identificação do seu potencial imobiliário, e a análise das alternativas de negócio, perspectivas de desenvolvimento e ocupação.

Para maiores informações, entre em contato com a CBRE:
+ 55 21 2543-4345  |  + 55 11 5185-4688  |  valoracao-equipe@cbre.com.br

Share:

Deixar uma resposta