IndustrialInstitucional

Condomínios logísticos: uma vantagem competitiva para o seu negócio

A busca por ganho de eficiência operacional e redução dos custos fixos são algumas das diretrizes da gestão estratégica em diversas empresas no mercado industrial e logístico, na direção dessas premissas os condomínios logísticos têm se destacado como uma alternativa para empresas de diversos segmentos. Mas que fatores levaram as empresas a procurarem esse tipo de imóvel? Quais os diferenciais dos condomínios logísticos? As respostas você encontra neste artigo da CBRE.

Estrutura adequada à operação

Pela diversidade de opções de condomínios disponíveis no mercado, a procura por uma estrutura capaz de atender operações com diferentes especificações técnicas se torna uma tarefa mais acessível para inúmeras empresas, ainda há a possibilidade de ampliação ou redução da área de operação podendo permanecer no mesmo empreendimento.

Entre as características técnicas que podem ser facilmente encontradas nos condomínios logísticos estão: pé direito elevado facilitando a verticalização de operações logísticas e aumentando o conforto térmico dos usuários, capacidade de carga de piso elevada podendo receber inúmeras operações além de facilitar a circulação de máquinas e equipamentos e presença de sistema de combate a incêndio capaz de atender às normas técnicas vigentes.

Áreas de apoio

As empresas não precisam despender recursos humanos para a instalação e manutenção de estruturas como restaurantes, ambulatórios, vestiários e áreas de apoio ao motorista, uma vez que pertencem à área comum do condomínio. Além disso, esses espaços são administrados por profissionais especializados nesse mercado e os custos são proporcionalmente rateados de acordo com a área ocupada, permitindo assim que o foco do locatário esteja no core business da sua empresa. 

Segurança

Outro diferencial dos parques logísticos está relacionado com a segurança. Estruturas como guarita blindada, eclusas nos acessos dos veículos, cercas elétricas, circuito fechado de TV, alarmes sensoriais assim como, controle de acesso e equipe especializada de seguranças garantem a segurança da área privativa.

Localização estratégica

A incorporação dos condomínios logísticos é realizada para que sejam estrategicamente desenvolvidos próximos aos principais eixos rodoviários, permitindo ganho de eficiência operacional através da otimização das rotas. Além disso, uma boa localização está diretamente relacionada à redução dos riscos da operação nos acessos aos empreendimentos.

Veja na imagem abaixo características fundamentais de um condomínio logístico:

Conheça alguns condomínios logísticos clicando nos links a seguir: Rio de Janeiro  |   São Paulo

Para maiores informações, entre em contato com a CBRE: 21 2543-4345  |  11 5185-4688

Share:

Deixar uma resposta