HotéisInstitucional

Como o Airbnb impacta o setor hoteleiro

O mercado de hotéis possui grande relevância na economia do país. Segundo a pesquisa Meios de Hospedagem – Estrutura de Consumo e Impactos na Economia”, realizada pelo Sebrae, o setor é responsável por cerca de 300 mil postos de trabalho, além das constantes trocas de equipamentos (TVs, aparelhos eletrônicos, roupas de cama e de banho) que movimentam as economias de estados e municípios. Contudo, é na estrutura de acomodações para eventos e turismo que está a maior parcela de sua contribuição, sendo nessa área que o Airbnb tem se destacado.

A entrada deste novo competidor tem seus apoiadores e detratores. Em um cenário cada vez mais competitivo, cada vantagem identificada pelos empresários do setor hoteleiro em seus negócios tem importância, sendo exatamente nesse item que a CBRE se destaca com ferramentas e especialistas que contribuem definitivamente para a profissionalização e desenvolvimento de negócios sustentáveis no âmbito. Ciente disso, o departamento de Hotéis da CBRE USA compilou dados de centenas de cidades americanas e criou o Index de Competitividade do Airbnb analisando o impacto para a rede hoteleira da cidade. A boa notícia é que o Airbnb ainda não prejudica o desempenho dos hotéis, mas apresenta-se como um concorrente ágil e promissor no mercado.

De acordo com a pesquisa da CBRE, o Airbnb causa dois impactos no setor hoteleiro: primeiro, impede o aumento de preços dos quartos, o que seria normal em um ambiente menos competitivo. Segundo, reduz a construção de novos hotéis, o que não é algo de todo ruim, uma vez que mantém a oferta em equilíbrio com a demanda.

Além da realização da pesquisa que gerou o Index de Competitividade do Airbnb, a CBRE participa ativamente de iniciativas que promovem o aperfeiçoamento do mercado hoteleiro como um todo, marcando presença em debates e eventos como o GRI Hotéis. Também promove pesquisas e análises sobre os mercados turístico e hoteleiro, como a avaliação do impacto de grandes eventos como a Copa do Mundo e Olimpíadas após a sua realização, e a apresentação de estratégias para superar momentos de crise em mercados específicos, como Belo Horizonte.

Em uma iniciativa inédita, a CBRE lançou este ano uma plataforma de apoio para empresários de hotéis, ferramenta imprescindível para os empreendedores que querem crescer no setor.

Quer saber mais sobre o que a CBRE pode fazer pelo seu negócio no setor hoteleiro? Entre em contato com Gilberto Martins pelo telefone 11 5185-4688 ou pelo email consultoria@cbre.com.br.

Texto original: https://goo.gl/QU7h4j

Share:

Deixar uma resposta