ASSET

CBRE Indica: as vantagens de ter administradores de contratos de locação

Todos os proprietários de imóveis precisam tomar uma decisão: administrar suas propriedades, incluindo contratos e eventuais problemas que venham a surgir, ou delegar este trabalho para empresas administradoras de contratos de locação, como a CBRE. Poderíamos citar diversas vantagens da contratação, mas acreditamos que o artigo de Ali Boone, publicado no final de junho no site Bigger Pockets, exemplifica bem no que essa escolha impacta a vida dos proprietários. Acompanhe a nossa tradução:

nicaragua

Foto atual do Nicaragua que ilustra o artigo de Ali Boone

Quando prefiro os Administradores de Contratos de Locação a ser Proprietária

“Enquanto uma tempestade atinge Atlanta, levanta os tapumes e parte do telhado de uma de minhas propriedades alugadas, eu estou em Nicarágua.

A Realidade

Se eu não tivesse uma administradora de imóveis cuidando desta propriedade e tivesse que fazê-lo, como eu faria isso? Teria que ligar para o locatário e falar sobre os danos, coordenando junto ao corretor da companhia de seguros para agendar um encontro na propriedade para avaliar a avaria, e, posteriormente, teria que verificar se a empresa responsável pelo conserto faria seu trabalho corretamente. Vamos adicionar um pouco mais de realidade. Eu estava em Nicarágua quando isso aconteceu, e não conseguia receber a ligação do locatário sobre esse evento, já que o serviço de telefone não estava funcionando lá. Apenas conseguiria ver seu recado na secretária eletrônica, que, aliás, fica desligada a maior parte do tempo, e ainda sim eu teria tido uma dificuldade grande para ligar para o locatário, entender o que ocorreu e, depois de cair a ligação umas cinco vezes, explicar que cuidaria de tudo.

Enquanto tudo isso acontecia, eu teria perdido o horário de surfar, explorar a cidade, conhecer pessoas e outras coisas. Ou pior, eu poderia ter recebido a ligação enquanto estava na tirolesa ou explorando um vulcão (sim, fiz tudo isso na última semana), e até conseguir um sinal wireless que me possibilitasse tentar responder, já teria passado um bom tempo.

Então, quando estivesse de volta aos EUA no início da semana, eu teria ligado para a seguradora para registrar o incidente, apenas para receber uma ligação dos corretores de Atlanta dizendo que provavelmente só conseguiriam vistoriar o imóvel na sexta-feira. Bem, estou na Califórnia. Deveria pegar um voo e encontrá-lo lá? Acredito que sim. Humm, mas isso não é barato. Além disso, o rugby na praia, o surf, o campeonato de rugby, e os encontros à noite não existiriam já que teria que ir à Atlanta. Bem, isso não me parece divertido. Lá em Atlanta o corretor do seguro diria à seguradora que seria necessário um desembolso para fazer o reparo, e depois que o reparo teria que acontecer. E ainda depois eu teria que contratar uma equipe para fazer o conserto. Mas onde os encontro?

Não faço ideia

Dado que encontre alguém, teria que supervisionar o trabalho? Se eu quisesse passar o dia com meus amigos e minha família, teria novamente que trocar meu lazer na Califórnia para supervisionar o trabalho. Ou talvez eu confie na empresa contratada e não precise fazer essa supervisão. Deveria solicitar fotos dos reparos? Perguntar ao locatário como está? Ele não saberia dizer ao certo se está tudo bem. Ou pior, e se a equipe de reparos chegasse na segunda metade de julho, quando estarei nas minhas três semanas de férias na Europa? Deveria cancelar a viagem ou informar a empresa contratada para esperar até meu retorno para consertar o telhado? Seria essa a melhor opção?

Uma realidade melhor

Que tal a versão dessa história na qual eu tenho um verdadeiro “rockstar” gerenciando meus contratos de locação e cuidando dos meus imóveis? É uma história muito mais curta. Recebo uma ligação (recado eletrônico) na Nicarágua informando que uma tempestade danificou o imóvel, envio um e-mail a ele e pergunto o que tenho que fazer. Então vou surfar. Enquanto esse processo leva apenas dois minutos, quando volto para casa ligo para a seguradora, que o inspetor ligou naquela noite, e lhe forneço o contato de meu gestor da locação. Eles coordenam entre si um dia para vistoria e recebo uma ligação do inspetor me informando o que será coberto pela seguradora.

Agora somente aguardo o contato da seguradora para mais instruções. Meu gerente liga para a empresa e combina o reparo me informando quando ficará pronto. Talvez mande fotos, isso se eu me importar. Feito.

Tudo certo

Você deve estar pensando agora que eu não quero mais gerir meus próprios imóveis e usarei apenas gestores de portfólio, ou mesmo que eu não quero mais comprar imóveis fora de minha área.

Estaria tranquila se eu conseguisse te convencer deste último, mas lembre-se que se você for nesta direção, nunca terá um portfólio com o melhor retorno possível. Provavelmente não conseguirá construir um portfólio grande e terá constantes dores de cabeça para cuidar dele. Se esse é o seu lugar e você gosta de ter dores de cabeça, vá fundo. Mas se você quer pensar em uma escala maior e ficar longe das dores de cabeça, vá para além de seu Estado e sempre contrate gestores de carteiras imobiliárias.

A única coisa que tenho que fazer com qualquer propriedade minha é responder e-mails de meu gerente que são curtos e poucos, e talvez fazer uma ligação como a que fiz para minha companhia de seguros. Nunca tenho que conversar com os locatários, nem tenho que verificar os problemas ou supervisionar os reparos. Não preciso encontrar-me com os corretores de seguro, muito menos com a equipe responsável pelo reparo, e não tenho nem que visitar a propriedade. Financeiramente economizo muito dinheiro. Passagem aérea da Califórnia para Atlanta, apenas para encontrar com o segurador, teria me custado ao menos 4 meses dos honorários da equipe que gerencia meu imóvel. E isso apenas com o custo da passagem aérea. Nunca mais terei custos de viagem e tempo gasto com isso. Para economizar dinheiro, não ter mais dor de cabeça, e não perder nenhum momento de diversão na Nicarágua, existe alguma dúvida se vale a pena ter um gestor de portfólio?

Não consigo pensar em nenhuma.

Esta imagem é uma foto atual da Nicarágua.”

 

E você, que decisão vai tomar? Conheça os serviços de gestão de portfólios imobiliários da CBRE.

Share:

Deixar uma resposta