DesenvolvimentoEscritórios

CBRE debate o futuro dos ambientes de trabalho na Worktech 2015

Na última quinta-feira (07/05), a CBRE, participou da Worktech 2015 em São Paulo. Na pauta do evento estavam temas como o ambiente de trabalho, a sustentabilidade e os modelos de gestão para inovação.

O evento reuniu palestrantes do Brasil, Austrália e Estados Unidos para discutir sobre o futuro do trabalho e dos ambientes de trabalho, bem como as áreas de Real Estate, Recursos Humanos, Tecnologia e Inovação.

Os arquitetos Primo Orpilla, de San Francisco (EUA) e James Grose (Sydney) apresentaram tendências globais para espaços de trabalho, destacando projetos inovadores realizados para a Microsoft, Facebook e ASB Bank na Nova Zelândia. “As empresas estão mudando os ‘workplaces’. A ideia é aproveitar cada área do escritório, criando ambientes versáteis, eficientes e que promovam a união da equipe e ajudem a potencializar o talento dos colaboradores”, disse Orpilla.

Eduardo Coutinho, Diretor de Gerenciamento de Projetos e Obras da CBRE, destacou o papel do gerenciador de projetos: “Procuramos trazer os conceitos de projetos inovadores ao Brasil. O mercado brasileiro tem ótimos arquitetos, mas a dificuldade consiste em aplicar as ideias, levando em conta as restrições encontradas no país”, avalia.

Os palestrantes Jorge Lima, da Semco, Alexandre Teixeira, jornalista, e  Alexandre Pellaes, da 99jobs, falaram sobre a importância na gestão de pessoas, modelos de hierarquia e construção de relacionamentos no ambiente de trabalho.

Amália Franke, Regional Facilities Manager Latin America da Google, compartilhou o conceito por trás de um dos locais de trabalho mais invejáveis do mundo: “A Google tem foco nos colaboradores, oferecendo diferenciais não somente no ambiente variado e confortável, mas também na questão do bem-estar das pessoas.”

Edson Oliveira, Social Business and Collaboration Leader da IBM, mostrou como o ‘social business’ está modificando os negócios das empresas. “De marketing e vendas até o desenvolvimento de novos produtos e serviços, o mundo social está mudando a forma como as pessoas se conectam e como as organizações prosperam”, ressaltou Oliveira.

Sustentabilidade no mercado imobiliário

Dentro do tema de mercado imobiliário sustentável, Rafael Lazzarini, P&D Manager – Sustentabilidade da CTE, e Cristian G. Baptista, Gerente Sênior de Locação da CBRE, falaram sobre o empreendimento São Paulo Corporate Towers.

Projetado pelo escritório de arquitetura Pelli Clarke Pelli Architects, o projeto traz duas torres com 30 pavimentos, centro de convenções, lojas e restaurantes. Conta com 50% do terreno composto por área verde, sendo mais de 170 espécies nativas da Mata Atlântica, e estratégias como redução do consumo de água potável, aproveitamento de água de reúso e utilização de vidros duplos com baixa transmissão de calor e alta transmissão de luz. “A tendência de mercado é a procura por imóveis que ofereçam infraestrutura, economia e sustentabilidade”, avalia Baptista.

Ainda sobre a participação da CBRE, patrocinadora ouro da Worktech, o Adriano Sartori, vice-presidente da empresa, falou no último debate do evento sobre a crise econômica: “Os ciclos se repetem na economia, não somente no Brasil, mas no mundo. Mesmo em fases de incertezas, podemos apresentar novidades que façam a diferença no mercado. É um momento de oportunidade para dar um salto de qualidade com empreendimentos inovadores como o São Paulo Corporate Towers, adequando os valores para alugar.”

Quer saber mais sobre projetos inovadores para escritórios? Entre em contato com a CBRE o Departamento de Project Management National da CBRE pelo telefone 11 3186.3900 ou e-mail servicos@cbre.com.br.

Para mais informações sobre o São Paulo Corporate Towers, entre em contato com o Departamento de Locação da CBRE pelo telefone 11 5185.4688 ou e-mail consultoria@cbre.com.br.
Share:

Deixar uma resposta