Desenvolvimento

CBRE Arquitetura RJ: Museu de Arte do Rio – MAR

Dando continuidade a série de artigos que a CBRE patrocina sobre a arquitetura no Brasil hoje o tema é o Museu de Arte do Rio – MAR. Desenvolvido dentro do projeto Porto Maravilha, que inclui também o Museu do Amanhã. O MAR é um projeto desenvolvido pela equipe da Bernardes + Jacobsen Arquitetura, e está  localizado na Praça Mauá, no Rio de Janeiro.

museu-de-arte-do-rio-mar

Museu de Arte do Rio (MAR)

A estrutura compreende 11240.0 m² e envolve dois prédios: o Palacete Dom João VI, tombado e eclético, e o edifício de estilo modernista que originalmente era um terminal rodoviário, contemplando três usos diferentes: o Museu de Arte, a Escola do Olhar e espaços de cultura e lazer. Para cada edificação foi necessário analisar os diferentes níveis de tombamento e preservação.

A equipe do escritório de arquitetura começou definindo um sistema de fluxo que promovesse a integração entre o Museu e a Escola. Como resultado, foi criada uma praça suspensa na cobertura do prédio da Polícia, onde todos os acessos convergem, tornando a visitação uma experiência que vai de cima para baixo. Ambas as construções são ligadas por uma passarela suspensa.

O prédio da Polícia teve o último pavimento retirado para equilibrar a altura dos dois prédios. Para completar,  foi acrescentada uma cobertura da praça suspensa com  uma estrutura fluida, leve, simulando a ondulação da superfície da água, equilibrando o caráter poético com a simplicidade e a moderna questão de cálculo estrutural.

Acompanhe a programação de exposições e fique atendo às novidades da CBRE no Twitter e no Linkedin

 

Imagens: divulgação.

Share:

Deixar uma resposta