ArquiteturaInstitucional

Arquitetura Brasileira Vista por Grandes Fotógrafos

Semanalmente a CBRE apresenta novidades na área da arquitetura, que vão de projetos comerciais ou públicos a eventos, mostras ou exposições que geram discussões sobre este tema que impacta diretamente no panorama urbano. Hoje vamos falar sobre a exposição “Arquitetura Brasileira Vista por Grandes Fotógrafos“, organizada pelo Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo, que acontece até o dia 21 de julho. Com curadoria de André Correa do Lago, o evento é uma continuidade de uma série de mostras sobre arquitetura brasileira organizada pelo Instituto desde 2010.

“Essa exposição é dedicada aos fotógrafos que nos ajudam a descobrir, apreciar e eventualmente amar a arquitetura, e ao público que, cada vez mais, tem demonstrado identificar a fotografia e a arquitetura como duas das manifestações artísticas mais marcantes do século XXI”, afirma Correa do Lago.

Peter Sheier - Palácio da Alvorada - Oscar Niemeyer - 1956 - Brasília DF - Acervo Instituto Moreira Salles

 

Participam desta edição 28 fotógrafos, entre brasileiros, franceses, norte-americanos, canadenses, argentinos, alemães, italianos, suíços, espanhóis e ucranianos: Angelo Serravalle, Bob Wolfenson, Cristiano Mascaro, Dmitri Kessel, Fernando Stankuns, Francisco Albuquerque, Ge Kidder Smith, Hans Gunter Flieg, Iñigo Bujedo, Jean Manzon, Jorge Machado Moreira, Leonardo Finotti, Lucien Clergue, Marcel Gautherot, Massimo Listri, Michel Moch, Nelson Kon, Paolo Gasparini, Patrícia Cardoso, Peter Scheier, René Burri, Rob Crandall, Robert Polidori, Romulo Fialdini, Thomas Farkas, Todd Eberle, Virgile Simon Bertrand.

Na mostra encontramos os projetos de Oscar Niemeyer como o Palácio da Alvorada, o Palácio do Itamaraty e o conjunto da Pampulha, e outras obras famosas como a Casa das Canoas, no Rio de Janeiro, clicada por Cristiano Mascaro e Nelson Kon. Lina Bo Bardi, Lucio Costa, Paulo Mendes da Rocha e Vilanova Artigas estão entre os arquitetos com obras que encontramos na exposição.

Marcel Gautherot - Aterro do Flamengo Roberto Burle Marx 1953 - Rio de Janeiro RJ - Acervo Instituto Moreira Salles

A exposição é apresentada em duas partes: a primeira mostra 18 edificações de grande influência no Brasil e no mundo, registradas pelas lentes de grandes fotógrafos. A segunda destaca exclusivamente escadas e rampas porque, segundo o curador, entre as mais belas escadas e rampas do século XX estão as que foram projetadas em obras brasileiras.

Para quem tiver interesse em visitar a exposição, o Instituto está localizado à Rua dos Coropés, 88 – Pinheiros, São Paulo. Telefone para contato:
(11) 2245-1900

Imagens cedidas pela Assessoria de Imprensa do Instituto Tohmie Ohtake

Share:

Deixar uma resposta