Varejo

Alta no crescimento do setor de franquias de alimentação abrem oportunidades

O aumento do poder de consumo da população brasileira nos últimos anos impulsionou o crescimento do comércio, que por sua vez fomenta o interesse de micro investidores no mercado de franquias. A Associação Brasileira de Franchising (ABF) anunciou os números consolidados sobre o desempenho das redes de franquia em atividade no Brasil em 2013: O setor cresceu 11,9%, em relação ao ano de 2012 resultado muito superior ao PIB do mesmo período (que teve crescimento de apenas 2,3% segundo o IBGE). Não obstante, de acordo com o Ministério do Trabalho, o setor de franquias criou 1.117.171 empregos no último ano.

O Anuário Brasileiro de Alimentação Fora do Lar informou que o mercado de food service cresceu 9,8% em 2013, com projeção de crescimento de 10% para 2014. Estes dados são já observados: dentre as diferentes modalidades de franquias, o setor de alimentação foi o que obteve maior crescimento, atingindo 16,6% em 2013.

Em relação aos pontos de venda (lojas, quiosques, etc.), o mercado de franquias cresceu em 9,4%, fechando o ano com 114.409 unidades. No entanto, é importante ressaltar que o sucesso de uma franquia começa na sua localização! Operadores competentes podem não obter o faturamento projetado caso a escolha do ponto comercial não seja adequada.

Outro fator importante é o custo de ocupação: este deve estar alinhado com a projeção orgânica de faturamento do varejo.

Mas onde pode-se encontrar oportunidades de pontos comerciais que conciliem boa localização e expectativas reais de crescimento orgânico no faturamento da operação?

Nos eixos econômicos consolidados, pode-se notar a crescente demanda por serviços e alimentação. Observando esta necessidade, as grandes incorporadoras passaram a desenvolver os chamados projetos de uso misto: complexos corporativos que possuem malls destinados a atender o público interno e flutuante dos escritórios. Esta tendência tem sido bem aceita no mercado em vista do público de alto poder aquisitivo, praticidade e segurança no atendimento.

Um exemplo típico é o Thera, da Cyrela Commercial Properties (CCP) que oferece 4 lojas de 66m² destinadas a  alimentação, totalizando 265 m² de área locável, além de espaço para cadeiras e mesas em frente às unidades para atender os condôminos e visitantes. Com localização privilegiada, na esquina da Av. Engenheiro Luiz Carlos Berrini com a Av. dos Bandeirantes, é composto por duas torres comerciais e uma residencial, que abrigarão público superior a 4.000 pessoas por dia.

Para saber mais sobre lojas, entre em contato com o departamento de Retail da CBRE, pelo telefone 11 5185-4688 ou pelo e-mail retail@cbre.com.br.

Share:

Deixar uma resposta