Serviços

Administração de carteiras imobiliárias: as vantagens da terceirização

O crescimento do mercado imobiliário nos últimos anos teve como consequência a aquisição de imóveis por empresas, desde as pequenas até as detentoras de grandes carteiras imobiliárias que já são atuantes no setor, por fundos de investimento e principalmente por pessoas físicas. Diante deste novo cenário cabe a pergunta: quem faz o gerenciamento dos contratos de locação desses imóveis?

Quando pensamos na administração de um contrato de locação imaginamos ser uma simples tarefa de cobrança de aluguel. Ledo engano. A administração vai muito além dessa cobrança, por isso os grupos de investidores têm terceirizado essa atividade. O gerenciamento eficaz de um portfólio de imóveis abrange diversos processos, como:

– Cobrança e controle dos pagamentos do aluguel, IPTU, condomínio e outras taxas;
– Cobrança e controle dos vencimentos das garantias e dos seguros;
– Verificação das condições de uso do imóvel;
– Renovação dos prazos;
– Elaboração de minutas;
– Participação em assembleias de condomínio;

Além de contar com o expertise da empresa especializada e profissionais capacitados, que realizam uma gestão ativa, os proprietários de imóveis não precisam se envolver diretamente com os seus locatários.  Sua participação deixa de ser operacional e se torna mais estratégica, garantindo assim um retorno maior sobre o seu investimento, com o suporte de uma governança de visão conceitual e estruturada das principais áreas do segmento.

Essa terceirização traz um excelente custo benefício aos proprietários, pois o custo operacional para se manter uma equipe, ou seja, internalizar esse serviço, pode ser muito mais oneroso e desgastante. Devido às exigências da estrutura governamental, ética empresarial, sustentabilidade e até mesmo ao alto grau de expectativa da sociedade, a realização desse trabalho de forma eficiente é um fator crítico de sucesso, alinhado com a cadeia de valor das empresas.

Saiba mais sobre o que a CBRE pode fazer pela gestão da sua carteira de imóveis aqui.

Share:

Deixar uma resposta